POSTADO EM 02 mar 2018 · Informativo

MAIS UMA SEMANA PRODUTIVA EM BALIZA GOIAS

Com o objetivo de capacitar e oferecer alternativas de valorizar o leite, por meio de seus derivados, a Prefeitura Municipal de Baliza, o Senar Goiás, Sindicato dos Produtores Rurais de Bom Jardim e a Secretaria de Planejamento, promoveu o curso de Derivados do Leite. O curso foi ministrado pelo instrutor Joao Paulo, esteve presente na abertura a Prefeita Fernanda Nolasco, que acredita que as pessoas podem agregar valores na sua produção e assim melhorar a renda familiar e a acredita que o conhecimento é chave principal para as oportunidades. De acordo com Joao Paulo, a primeira condição para a produção de derivados de leite com qualidade é a higiene. “O bom queijo ou requeijão depende do jeito correto de manusear o leite, principalmente no que diz respeito à higiene. Neste curso, os participantes aprenderam a fazer os produtos dentro das normas de higiene da Vigilância Sanitária e do Ministério da Agricultura, explicou. Os participantes aprenderam técnicas de fabricação de requeijão, muçarela, queijo minas frescal, iogurte e doce de leite. Aprenderam ainda métodos de aproveitamento do soro na fabricação de ricota e bebida láctea. No início da capacitação, as alunas tiveram aulas sobre boas práticas de fabricação para o processamento dos derivados do leite, bem como processos de higiene, desde a retirada do produto no curral até a produção. As técnicas de pasteurização também foram ensinadas. Estocar leite em forma de massa para fazer requeijão. Esta foi uma das dicas passadas pelo instrutor durante a realização do curso. “Assim é possível produzir requeijão quando a procura pelo produto estiver em alta no mercado. Podem até fazer para vender, uma maneira de melhorar a renda familiar.” Participantes, fez questão de elogiar o instrutor: “Aprendemos muito no curso com o Instrutor Joao Paulo. Nunca imaginei que podíamos fazer tantas coisas deliciosas e o mais importante e aumentar a renda da nossa família e assim proporcionar melhor condições de vida”.